Dia Mundial sem Tabaco

31 de Maio, sexta-feira

Dia Mundial sem Tabaco
© ShutterStock
O Dia Mundial Sem Tabaco celebra-se anualmente a 31 de maio. Este dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde em 1987 para chamar a atenção para os problemas associados ao tabagismo e ajudar a reduzir o consumo de tabaco em todo o mundo. O principal objetivo deste dia é informar o público sobre os malefícios do tabaco e incentivar medidas que visem combater o tabagismo.

Metas do Dia Mundial Sem Tabaco
Sensibilização para os perigos do tabaco. O principal objetivo deste dia é informar as pessoas sobre os efeitos nocivos do tabagismo para a saúde. Fumar é uma das principais causas de morte evitável. Está associada a doenças do coração, pulmões, vasos sanguíneos, bem como a vários tipos de cancro.

Promover a cessação tabágica. O dia destaca também a necessidade de deixar de fumar e de tomar medidas para ajudar as pessoas a ultrapassar o vício da nicotina. Isto pode ser feito através de campanhas de sensibilização, apoio a programas de cessação tabágica e fornecimento de informações sobre as possíveis opções de tratamento da dependência.

Chamar a atenção para os perigos do tabagismo passivo. O tabagismo passivo, que expõe outras pessoas ao fumo do tabaco, também representa um sério risco para a saúde. É dada especial atenção à protecção de crianças e adultos da exposição ao tabaco em locais e residências públicas.

Apoio a medidas governamentais. A OMS aproveita este dia para promover iniciativas governamentais que visam reduzir o tabagismo. Isto poderá incluir a introdução de proibições de fumar em locais públicos, o aumento dos impostos sobre os produtos do tabaco, a proibição da publicidade ao tabaco e o apoio a programas de tratamento da dependência.

Eventos
Campanhas de informação. Neste dia, muitos países e organizações realizam campanhas que visam aumentar a consciencialização sobre os perigos do tabaco. Palestras, seminários e apresentações sobre os perigos do tabagismo são organizados nas escolas, universidades e locais de trabalho.

Promoções e flash mobs. Os activistas e as organizações médicas organizam frequentemente eventos e flash mobs destinados a promover a cessação tabágica e a apoiar os fumadores nos seus esforços para deixar de fumar. Alguns países organizam “dias para deixar de fumar”, convidando as pessoas a tentarem não fumar durante pelo menos um dia.

Apoio de instituições médicas. Neste dia, as clínicas e centros de saúde podem oferecer aconselhamento e assistência gratuita a pessoas que queiram deixar de fumar. O aconselhamento sobre a dependência da nicotina e o apoio psicológico desempenham um papel fundamental no combate bem-sucedido ao tabagismo.

Envolvimento de figuras públicas. Celebridades como atores, atletas e políticos participam frequentemente em campanhas antitabagismo para inspirar outras pessoas a deixar de fumar.

Desafios modernos
A crescente popularidade dos cigarros eletrónicos. Nos últimos anos, os cigarros eletrónicos (vapes) tornaram-se uma alternativa popular aos cigarros normais. No entanto, os seus efeitos na saúde não são totalmente compreendidos e a OMS alerta que a vaporização também pode causar dependência e representar riscos para a saúde.

Publicidade em massa do tabaco. Apesar das proibições de publicidade em alguns países, as empresas tabaqueiras continuam a encontrar formas de atrair novos públicos, sobretudo entre os jovens. O Dia Mundial Sem Tabaco pretende combater estas estratégias de marketing.

Dificuldades em deixar de fumar. O vício da nicotina é um dos vícios mais poderosos e difíceis de superar. Por isso, os programas de apoio a quem deseja deixar de fumar desempenham um papel importante.

Dia Mundial sem Tabaco

Dia Mundial sem Tabaco – dias restantes: 207. Criar Contagem regressiva para eventos

Dia Mundial sem Tabaco em outros anos

Dia Mundial sem Tabaco em outros países

Este site usa cookies. Ao continuar utilizando o site, você está de acordo com a nossa política de utilização de cookies.